top of page
/  MESAS REDONDAS

Dia 26  - 19h à 21:30h

Dia 27  - 19h à 21:30h

Dia 25 - 19h à 21:30h

Mesa-Redonda 1 - Intersecções entre Sociologia e Educação

Dra. Maria Aparecida Tenório (POSMEX - UFRPE)

Dr. Valdonilson Barbosa dos Santos (UFCG)

Mesa-Redonda 3 - Intersecções entre Filosofia e Educação

Dr. Ivan Maia (UNILAB)

Dr. Flávio Carvalho (UFCG) 

Mesa-Redonda 2 - Diversidade e Educação: contribuições da Filosofia e das Ciências Sociais

Dr. Renato Athias (UFPE)

Dra. Cristiane Marinho (UECE) 

01

PROGRAMAÇÃO DIÁRIA DAS MESAS REDONDAS

Mesa-Redonda 1 - Intersecções entre Sociologia e Educação

Dra. Maria Aparecida Tenório (POSMEX - UFRPE)

Doutora em Sociologia pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Mestre em Educação pela Universidade Federal de Pernambuco - UFPE . Especialista em Metodologia do Ensino Superior, pela Universidade Católica de Pernambuco - UNICAP. Graduada em Pedagogia pela Faculdade de Ciências Humanas de Olinda. É professora adjunta da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE). Atualmente é Vice-coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Extensão Rural e Desenvolvimento Local (POSMEX), membro do Núcleo de Estudos da Formação Docente e Prática Pedagógica - NEFOPP, Coordenadora do Curso de Especialização em Educação do Campo (MEC-RENAFOR) e Conselheira do Conselho Municipal de Educação da cidade do Recife. Coordena a pesquisa "Políticas Públicas de Educação Ambiental e seus reflexos no âmbito escolar". Tem experiência na área de Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: politicas públicas educacionais, formação de professores, prática pedagógica, avaliação da aprendizagem e campos profissionais.

Dr. Valdonilson Barbosa dos Santos (UFCG)

Possui graduação em Ciências Sociais pela Universidade Federal da Paraíba - Campus II - atual Universidade Federal de Campina Grande - Campus Campina Grande (1999). Mestre (2003) e Doutor (2013) em Antropologia pelo Programa de Pós-Graduação em Antropologia da Universidade Federal de Pernambuco. É professor Adjunto da Universidade Federal de Campina Grande - UFCG no Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido - CDSA/UFCG, Campus de Sumé. É coordenador do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Gênero e Sexualidade - (NEGES). Atualmente é coordenador do curso de Licenciatura em Ciências Sociais - UFCG/CDSA. Tem experiência na área de Antropologia, com ênfase em Família, atuando principalmente nos seguintes temas: homens e masculinidades, estudos de gênero, violência de gênero, violência conjugal, violência contra mulher e jogos e brincadeiras como elementos simbólicos da cultura.

PROGRAMAÇÃO 

Mesa-Redonda 3 - Intersecções entre Filosofia e Educação

Dr. Ivan Maia (UNILAB)

Professor Adjunto I do setor de estudos Filosofia do Instituto de Humanidades e Letras da UNILAB. Membro do Conselho do IHL da UNILAB. Membro do Conselho Editorial da Revista de Filosofia Lampejo.Membro do Nucleo Docente Estruturante do Bacharelado em Humanidades da UNILAB. Membro da Comissão de criação do curso de Filosofia da UNILAB. Doutor em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Educação da Universidade Federal da Bahia (2012) na linha de pesquisa Filosofia, Linguagem e Práxis Pedagógica. Mestre em Filosofia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2005). Ex-Professor da Universidade Federal da Bahia nos Bacharelados Interdisciplinares de Humanidades e de Artes do Instituto de Humanidades Artes e Ciências Milton Santos. Ex-professor da Escola Bahiana de Medicina nos cursos de Psicologia, Fisioterapia e Terapia Ocupacional. Ex-professor da Faculdade Metropolitana de Camaçari nos cursos de Psicologia, Administração e Engenharias.Tem experiência na área de Filosofia, com ênfase em Estética, Ética, Filosofia da Educação, Filosofia Política e Epistemologia, em Teoria da Literatura e em Teatro, com ênfase em Direção e Interpretação Teatral. Ensinou em Colégios da rede privada no ensino médio. Publicou artigos em periódicos e livros, além de poemas e ensaios em algumas coletâneas e jornais literários. Organizou eventos acadêmicos na área de filosofia.

Dr. Flávio Carvalho (UFCG) 

Cursou graduação, mestrado e doutorado em Filosofia pela Universidade Federal de Pernambuco. Atualmente, é professor adjunto da Universidade Federal de Campina Grande. Sua experiência na área de Filosofia, abrange primordialmente a Metafísica, a Filosofia da História e o Ensino de Filosofia.

Mesa-Redonda 2 - Diversidade e Educação: contribuições da Filosofia e das Ciências Sociais

Dr. Renato Athias (UFPE)

Possui graduação em Filosofia pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras (1975), Mestrado em Etnologia - Universidade de Paris X, (Nanterre) em1982, com a dissertação sobre a Noção da Identidade Étnica na Antropologia Brasileira, sob a orientação dos Professores Dr. Julian Pitt-Rivers e Patrick Menget. Doutorou-se em Etnologia pela mesma universidade (1995) com uma tese sobre a relações hierárquicas entre os povos do Rio Negro, enfocando especificamente a relação entre os Hupdah e os Tukano, sob a orientação do Prof. Julian Pitt-Rivers e posteriormente pelo Prof. Jacques Galinier. Realizou estudos na área de mídia e televisão na Universidade de Southampton (Reino Unido) através de bolsas de estudos do Conselho Britânico. Também foi bolsista do CNPq durante o período em que cursou a Universidade de Paris X (Nanterre). Atua como coordenador do Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Etnicidade (NEPE) da UFPE é Professor Associado II do Programa de Pós-Graduação em Antropologia da UFPE. É também professor do Master Interuniversitário de Antropologia Iberoamericana da Universidade de Salamanca, na Espanha. Tem experiência na área de Antropologia, com ênfase em Etnologia Indígena, atuando nas seguintes temáticas: saúde indígena, antropologia visual com projetos de pesquisas entre os índios de Pernambuco e no Alto Rio Negro Amazonas, especificamente entre os Hupdah da família lingüística Nadahup e os índios, Pankararu. É membro do Laboratório de Antropologia Visual do Núcleo Imagem e Som & Ciências Humanas da UFPE, É membro do Conselho Curador do Museu do Estado de Parnambuco. Foi coordenador nacional do GT Antropologia Visual da Associação Brasileira de Antropologia (ABA). Atuou como Diretor da Associação Nacional de Pós-Graduação em Ciências Sociais (ANPOCS) e foi Coordenador Geral de Museus da Fundação Joaquim Nabuco em Recife até Janeiro de 2014. É o representante da Associação Brasileira de Antropologia no Conselho Intersetorial de Saúde Indígena (CISI) do CNS/MS.

Dra. Cristiane Marinho (UECE) 

Possui graduação em Filosofia pela FAFIFOR - FACULDADE DE FILOSOFIA DE FORTALEZA (1983), Especialização em Economia Política pela UECE (1995), Mestrado em Filosofia pela UFPB/UFMG (2000), Doutorado em Educação pela UFC (2008) e Pós-doutorado em Filosofia da Educação pela UNICAMP (2011). Atualmente é professora adjunta de Filosofia da UECE. Tem experiência na área de Filosofia, com ênfase em Filosofia, atuando principalmente nos seguintes temas: ética, sujeito, sociedade, poesia, política, história,marxismo, objetividade e conhecimento, História da filosofia no Brasil, pós-modernidade, Filosofia da Educação, Serviço Social.  É professora adjunta da Universidade Estadual do Ceará e autora do livro 'Filosofia e educação no Brasil: da identidade à diferença', lançado pela Editora Loyola.

bottom of page